Alergias primaveris nos animais de estimação

Por Chip Animais em 25/04/2019
Alergias primaveris nos animais de estimação

Com as mudanças de estação, com o aparecimento de novas flores e consequentemente de pólens, os pets tal como as pessoas podem desenvolver reações alérgicas.

Uma alergia é uma reacção anormal e intensa do sistema imunitário a substâncias comuns e pode ser causada por inalação ou por contacto directo com a substância a que o pet é sensível.

Todas as reacções alérgicas são bastante desagradáveis e incómodas podendo em alguns casos ser bastante graves e pôr em risco a vida do seu animal de estimação.

A pele é o principal órgão a ser afectado pelas alergias, no entanto pode afectar outros órgãos e manifestar-se com um ou mais dose seguintes sinais:

Comichão intensa

Pequenas “borbulhas” avermelhadas pelo corpo

Inchaço do focinho ou à volta dos olhos

Febre, vómitos, diarreia e, em casos mais graves, dificuldades respiratórias que no limite podem levar à morte!!!

Não se esqueça que os animais de estimação também podem desenvolver reações alérgicas a medicamentos, picadas de insecto, alimentos, detergentes ou outros factores ambientais.

Se suspeita que o seu animal de estimação está a ter uma reacção alérgica (pela manifestação dos sintomas acima descritos) deve dirigir-se ao seu Médico Veterinário com urgência.

Sabia que pode guardar uma foto com uma nota do que provocou a reação alérgica ao seu animal de estimação na App da Petable? Assim, mais tarde vai poder lembrar-se da data em que ocorreu ou mostrar ao seu médico veterinário, mantendo um “diário de reações alérgicas” que poderá ser muito útil para perceber a eficácia dos tratamentos.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..